Alô! Inicialmente, feliz ano novo!
Início o ano novo agradecendo a todos que nos acompanham e participam deste canal de notícias, um espaço dedicado a compartilhar informações sobre a Reforma Tributária e outros temas de interesse da sociedade.
Assim, desejo que 2025 seja um ano de conquistas e oportunidades!
Dando continuidade às nossas análises sobre a Reforma Tributária, hoje abordarei o conceito de split payment, uma tecnologia que será implementada para modernizar a arrecadação tributária no Brasil.
Essa ferramenta inovadora tem como objetivo aprimorar o controle fiscal, reduzindo a evasão e trazendo mais transparência ao processo de pagamento de tributos. O split payment terá a função de separar o valor pago pelo comprador em uma transação comercial.
Ou seja, parte do montante correspondente ao preço do produto ou serviço será direcionado ao vendedor, outra parte, o valor do imposto é automaticamente remetido ao ente federativo responsável pela arrecadação.
Essa divisão direta garante que os tributos sejam recolhidos de forma imediata e segura. A medida representa uma avanço tecnológico, especialmente no contexto da Reforma Tributária que substituirá o ICMS e o ISS pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), da mesma forma será aplicado ao CBS.
O uso do split payment facilitará a apuração do IBS e da CBS em cada operação comercial, evitando atrasos no repasse e melhorando a gestão financeira das empresas e do órgão fazendário.
Para os lojistas e comerciantes, o split payment representará uma mudança operacional totalmente inovadora. Apesar de sua implementação trazer simplicidade ao pagamento de tributos, também exige adaptações nos sistemas de venda e na gestão contábil.
O split payment reforça a transparência no relacionamento entre consumidores e empresas. Com o imposto destacado e recolhido no ato da compra, os compradores têm mais clareza sobre a destinação dos valores pagos, fortalecendo a confiança no novo sistema tributário.
O atual sistema passará por adaptações tecnológicas para implementar o Split payment. Por isso, é essencial que todos os setores da economia acompanhem movimento sobre o tema e busquem orientação para se preparar para essa transição no futuro.