A possibilidade de usufruir dos incentivos fiscais com descontos pra lá de atraentes e ainda obter isenção de taxas na aquisição de produtos, foi o item mais procurado entre os serviços oferecidos pela Suframa, no stand montado pela Autarquia durante o Feirão do Microempreendedor Individual (MEI). O evento foi realizado entre os dias 20 e 22 deste mês, na sede da entidade em Macapá, com a finalidade de oferecer orientação técnica e soluções educacionais para o público-alvo, por meio de palestras, atendimento individualizado e personalizado, consultorias gerenciais e feira de negócios.
O resultado foi comemorado pela coordenação regional que representa a Suframa na Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, também pelo fato de a procura ter sido motivada em um momento de recuperação da feira, que não era realizada desde 2020, por conta da pandemia de Covid-19.
De um modo geral, o MEI que tem um cadastro na Suframa possui acesso a todos os incentivos de compra nacional e importação, assim como a isenção – em qualquer compra nacional ou importação incentivada – de pagamento da Taxa de Controle de Incentivos Fiscais (TCIF) e da taxa da Suframa cobrada das empresas que usufruem de benefícios fiscais.
A ALC Macapá/Santana foi implantada oficialmente em março de 1993, numa área de 220 Km², e está centrada numa economia baseada na agricultura, mineração, extração de madeiras, pecuária e piscicultura.
Apesar das dificuldades em realizar o evento, por conta do curto período para divulgação da feira, aproximadamente 200 atendimentos foram efetuados diretamente, fora o número de pessoas que preferiram apenas visitar o local ou participar das palestras para se interar sobre gestão, questões de regularidade (documental, operacional e tributária), feiras de negócios, consultorias e transformação digital aos pequenos negócios, empreendedorismo feminino, orientações tributárias, tendências de negócio e legalização de abertura de empresa.
Na avaliação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, a presença da Suframa no feirão foi mais uma oportunidade de divulgar e reforçar o trabalho que é desenvolvido pela Autarquia e o modelo Zona de Manaus (ZFM) para toda a Amazônia, principalmente para Macapá e o município macapaense de Santana.
Fonte: gov.br