Projetos estão de acordo com o edital do certame no que se refere à apresentação de problemas ou desafios, cujas soluções requeiram inovação de base tecnológica com uso de Inteligência Artificial a serem desenvolvidas por startups.
A Suframa conseguiu classificar quatro projetos – de seis encaminhados – na primeira etapa da chamada pública “Apresentação de desafios tecnológicos por entidades públicas federais – Soluções de IA para o Poder Público – Rodada 2″, iniciativa conduzida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo da seleção é apoiar o desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para aplicação em problemas reais enfrentados pelo setor público.
Para concorrer ao edital, os órgãos ou entidades públicas interessados devem apresentar problemas ou desafios cujas soluções requeiram inovação de base tecnológica com uso de Inteligência Artificial a serem desenvolvidas por startups que receberão recursos de subvenção econômica para seu desenvolvimento e implantação. Cada órgão ou entidade pode inscrever no mínimo dois e no máximo seis desafios para a chamada.
Os quatro projetos encaminhados pela Suframa aprovados na primeira etapa da seleção foram: IA para dados SAGAT; Painel do desenvolvimento regional do modelo ZFM para avaliação dos impactos socioeconômicos e ambientais em cenários prospectivos com disruptura tecnológica na Amazônia ocidental com aplicação de inteligência artificial; Sistema de inteligência competitiva e de monitoramento de ambientes negociais para atração de investimentos na Amazônia Ocidental com aplicação de inteligência artificial; e uso de redes neurais e processamento de linguagem natural para desenvolvimento de chatbot para atendimento automático e humanizado de dúvidas sobre incentivos fiscais administrados pela Suframa.
A seleção pública ocorre em três etapas, sendo que as duas últimas (de títulos “Mapeando problemas” e “Desenhando a competição”) estão previstas para ocorrer em novembro e dezembro, respectivamente.
Fonte: gov.br