Contribuintes têm até às 23h59 para enviar documento sem pagar multa. Receita Federal já recebeu 90% das declarações previstas para 2023.

Encerra às 23h59 desta quarta-feira (31) o prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023. No Amapá, a Receita Federal espera que entre 106 mil contribuintes prestem as contas com o Leão neste ano. Até esta segunda-feira (29), foram mais de 91,7 mil declarações enviadas – mais de 90% dos documentos esperados.

De acordo com a previsão, ainda há a expectativa para mais cerca de 15 mil contribuintes no estado. A declaração pode ser feita depois do prazo, mas quem estiver obrigado e não fizer, vai pagar multa que varia entre R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após esse prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Declaração incompleta

E, mesmo que o contribuinte esteja em dúvida se os dados estão corretos ou se falta algum documento, especialistas recomendam cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal e fazer as correções necessárias posteriormente.

Quem entregar a declaração incompleta pode, depois, fazer as alterações necessárias sem ser penalizado.

Basta, depois, reenviar com os dados corretos, escolhendo a opção de “Declaração Retificadora” na ficha de Identificação do Contribuinte.

Onde achar o programa

O programa para fazer a declaração deve ser baixado no site da Receita Federal.

Fonte: G1 Amapá