Com nove etapas já concretizadas, cerca de 180 dos produtores beneficiados já estão ativamente envolvidos na produção de alimentos no município

Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Macapá realizou a entrega da 9ª etapa do programa Proaves, em uma cerimônia no centro comunitário da comunidade de Campina Grande. O programa oferece suporte essencial às famílias agrícolas e incentiva a pecuária de frangos no município, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social das áreas rurais.


As famílias contempladas recebem a doação de 100 aves, insumos pecuários, ração para frangos de corte, vacinas e outros medicamentos avícolas, bem como comedouros tubulares e bebedouros de rosca. Elas foram selecionadas através do edital n° 001/2023 – Semag/PMM.


Há mais de duas décadas, Maria Rocilda tem sido uma figura importante para a agricultura familiar da localidade, dedicando-se à produção de hortaliças e à criação de galinhas para sustentar sua família. Agora, com o apoio da Prefeitura, ela, assim como outros produtores, podem alavancar sua produção e aumentar suas rendas.


“O Proaves veio em um momento essencial para a gente. Tenho essa produção há mais de 20 anos e enfrentei desafios para expandir meu negócio. Com o incentivo da Prefeitura, finalmente poderei aumentar minha renda. É uma oportunidade que recebemos e contribuirá para o desenvolvimento da comunidade”, disse.

Com a doação de 20 mil aves distribuídas ao longo de 10 etapas, o Proaves tem beneficiado diretamente 200 famílias. Com nove etapas já concretizadas, cerca de 180 desses produtores estão ativamente envolvidos na produção de alimentos no município.


“O Proaves é um dos projetos da gestão municipal que tem um impacto direto na economia local. Desde sua criação, o programa impulsiona o setor primário da região, contribuindo para o aumento da renda de muitas famílias”, destaca Elenice Scherer, subsecretária das agências distritais da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).

Produtores da comunidade Vila Esperança, localizada no KM 9, da região do Maruanum, do Assentamento Raimundo Osmar Ribeiro, da comunidade Mel da Pedreira e do bairro do Coração, comunidade do Curiaú e Lagoa de Fora e de São João do Maruanum já receberam o incentivo para a criação de aves.

Fonte: Prefeitura de Macapá